Make your own free website on Tripod.com

Comunicação Não Verbal (CNV) Auxilia Empresários

O empresário pode contar hoje com uma nova ferramenta para gerenciar seus negócios. Trata-se da Comunicação Não Verbal: técnica utilizada na hipnose dinâmica, desenvolvida pelo Dr. Leonard Verea, do Instituto Verea.

Segundo o médico, a comunicação não verbal possibilita o acesso ao inconsciente, permitindo aplicações, seja na medicina como em outras áreas.

Não basta o empresário utilizar técnicas de gestão, se não souber interagir com seus funcionários através de canais de comunicação que lhe permitam captar os sinais não verbalizados. Esta técnica moderna de dinamizar negócios, está cada dia mais difundida na comunidade empresarial e utiliza-se de atos comunicativos analógicos, ou seja, dos quatro canais da comunicação não verbal:

Possêmica, a gestão dos espaços comunicativos;
Cinésica, a gestão da gestualidade, do olhar, etc;
Digital, a gestão dos toques e contatos físicos;
Paralinguística, a gestão dos sons, ruídos, da voz, etc.

Um empresário, um diretor, ou gerente, pode através da Comunicação Não Verbal, aprender a entender melhor os mecanismos da mente e a interação do consciente com o inconsciente do seu interlocutor; isto quer dizer que se pode observar respostas não verbais de uma pessoa, ou seja, entender melhor o que se passa na mente do interlocutor, com a certeza de que a interpretação está livre de mentiras e omissões.

O auxílio da Comunicação Não Verbal nos relacionamentos interpessoais, continua durante um diálogo, onde o operador tem condições de ler as várias formas de expressão analógica do sujeito e entender se aquele assunto tratado está sendo recebido por ele de uma forma positiva ou não, podendo modificá-lo e adaptá-lo para que seja mantido sempre positiva. Marketing, publicidade, técnicas de vendas, relacionamentos interpessoais em todos os níveis, se utilizam das técnicas da comunicação não verbal, como por exemplo: decoração de ambientes, escolha dos móveis, das dimensões, das cores, trajes e uniformes, etc.

O intuito é de criar situações agradáveis e momentos gratificantes procurando superar dificuldades e constrangimentos comuns durante diálogos entre as pessoas, utilizando recursos colocados à disposição pela comunicação não verbal, ou seja,  isto significa que o operador pode tirar conclusões precisas e interessantes frente determinadas divergências entre a Ccomunicação Verbal e a Comunicação Não Verbal.


Dr Leonard F. Verea
Instituto Verea
verea@verea.com.br
Sociedade Brasileira de Hipnose Clinica e Dinâmica
Av Nove de Julho,  3.520 - Jardins.
Fone 0055 11  3081-6224 / 3064-4276
Fax (0055 11) 3064-4276